Projetos

Projeto Corredores Ecológicos Metropolitanos

Projeto Corredores Ecológicos Metropolitanos

O projeto foi desenvolvido através de parceria entre Amda, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a empresa Sere Meio Ambiente, em área compreendida pelo vetor sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e colar, tendo como porção central a região de inserção do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, da Estação Ecológica de Fechos e da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Jambreiro.

A proposta teve como objetivo propor um sistema de conectividade entre as unidades de conservação existentes na região, baseando-se no princípio de que populações animais e vegetais possuem menor probabilidade de sobrevivência em fragmentos isolados do que populações de fragmentos conectados entre si. O isolamento geográfico de populações silvestres aumenta o número de cruzamentos endogâmicos (cruzamento entre indivíduos aparentados), diminuindo a variabilidade genética e aumentando a probabilidade de extinção local.

Além dos benefícios para a proteção da biodiversidade, o projeto buscou a proposição de instrumentos que garantam a descontinuidade da malha urbana nesse trecho da RMBH, evitando-se a formação de grandes conglomerados, que normalmente têm consequências negativas também para a vida humana. Visou ainda proposição de oportunidades futuras de lazer e conservação das belas paisagens naturais comuns na região de estudo.

Através do projeto, foi desenhada uma rede de áreas protegidas envolvendo diversos mecanismos de proteção. Dentre eles, a criação de novas unidades de conservação públicas e de RPPNs, demarcação de reservas legais e ações de manejo visando ampliação da permeabilidade biológica em áreas já ocupadas por atividades antrópicas.