Projetos

Caravana Ambiental

Caravana Ambiental

Em outubro de 2011, Amda e Vale inauguraram, na cidade de Ouro Preto, a Caravana Ambiental, projeto de educação ambiental itinerante que visita escolas da região levando informações para criar consciência ecológica e mudanças de comportamento positivas em relação ao cuidado e à proteção do meio ambiente através do teatro. As atividades acontecem em escolas públicas municipais e estaduais tendo como público-alvo seus alunos e servidores.

O projeto consiste em apresentações teatrais e distribuição de cartilhas lúdicas didáticas, nas quais já foram abordados três temas: “É o Bicho!”, que na peça teatral mostra as tentativas frustradas de um caçador que enche uma mala de bichos, mas é descoberto pela polícia ambiental. A cartilha oferece pequenos textos e diversas opções de jogos.

No segundo tema, “Nós e as Florestas”, a peça teatral mostra um incendiário tentando queimar uma floresta, mas é detido pela polícia ambiental. Em ambas, a participação e envolvimento emocional do público infantil são hilariantes. As crianças ficam ansiosas, gritam, pedem prisão do caçador e do incendiário e aplaudem a polícia. A cartilha segue o mesmo padrão da primeira.

“A Viagem de um Barquinho“ conta a aventura de um barquinho solitário que navega levando uma carta para o governador do mundo pedindo proteção ao meio ambiente, principalmente as águas. Nessa viagem ele se depara com diversas situações de degradação ambiental, como desmatamento, lixo, consumo insustentável. No final, ele chega ao mar e é ajudado por navios que disseminarão a mensagem por todo o planeta. É uma peça muito interativa onde os alunos participam diretamente separando o lixo e o dispondo seletivamente.

A Caravana Ambiental já percorreu 23 municípios de Minas Gerais, incluindo seus distritos: Ouro Preto, Belo Horizonte (Olhos D’Água e Pilar), Nova Lima, Catas Altas, Itabirito, Brumadinho, Raposos, Belo Vale, Congonhas, Rio Acima, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serro, Guaraciaba, Itabira, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Mariana, e foram realizadas 599 apresentações em 281 escolas públicas para aproximadamente 62.163 pessoas, tendo como parceiros Vale, Funasa, AVG Siderurgia, Cenibra e Anglo American.

As peças teatrais foram criadas e são encenadas pelo Grupo 2 x 2, de Ouro Preto. Marta Silveira, coordenadora do projeto, relata que é realmente uma verdadeira caravana, percorrendo quilômetros e quilômetros de estradas de terra empoeiradas ou enlameadas, sendo recebida com festa nas escolas e comunidades encravadas na Serra do Espinhaço. “Além da mensagem ambiental, é de impressionar a diferença entre as escolas: muitas extremamente paupérrimas, outras bem estruturadas e a quase nenhuma disponibilidade de material didático, principalmente sobre meio ambiente. Em compensação, o interesse dos professores e alunos pelo tema é alentador”, diz.

Assista ao vídeo institucional da Caravana Ambiental, produzido em 2011.