Array
Opinião

O que a Copasa/MG tem a esconder?

Array

*Dalce Ricas

Há quase dois meses tentamos que a Copasa nos dê informações sobre transporte de água do Jardim Canadá para Casa Branca, por grandes caminhões pipas, atravessando o parque do Rola Moça, há mais de quatro anos.

A estrada é muito perigosa devido às curvas, estreitamento, abismos, aclives e declives acentuadíssimos. Os caminhões colocam diariamente em risco a vida de milhares de pessoas em carros pequenos que também utilizam a rodovia. Além disto, emitem toneladas de gás carbônico pela queima de combustíveis fósseis.

Queremos saber:

– Quando começou o transporte?
– Quanto tempo durará?
– Porque isto está sendo feito?
– Quem presta o serviço? A própria Copasa ou terceiros?
– Qual é o custo mensal?
– Quantos caminhões trafegam?

Mas a Copasa recusa-se a responder, mesmo tendo a Amda lembrado no ofício a Lei da Informação. Apenas dizem: “Informamos que no presente momento, a Copasa realiza abastecimento de água da região de Casa Branca, por meio de caminhões pipa para atendimento à demanda local, considerando a atual realização de intervenções complementares no sistema de abastecimento de água envolvendo a padronização e hidrometração das edificações, além de obras de interligações das tubulações principais que levarão água diretamente às residências. Atenciosamente, Sérgio Neves Pacheco.”

Arrogância, prepotência, têm o que esconder ou simplesmente desprezo pela lei e pela sociedade? Qualquer que seja o motivo mostra os tempos de trevas que vivemos em Minas e no país.

*Dalce Ricas é superintendente executiva da Amda.