Array
Opinião

Hipocrisia ou Esperança?

Array

*Eduardo Machado de Faria Tavares

A questão ambiental é uma conversa como futebol e política, ou seja, todos tem uma opinião e, em muitas ocasiões, descumprem o que fundamenta suas posições.

No futebol a torcida vibra nas vitórias e vaiam nas apresentações ruins, chegam a desacreditar no sucesso de seu time, causando intranquilidade e desmotivação a uma equipe (sem entrar em juízo de valor de seus profissionais e da estrutura futebolística).

Na política, onde a estrutura partidária deveria prevalecer sobre os assuntos pontuais ou circunstanciais, o que assistimos é uma falta de credibilidade (há exceções), por falta de cumprimento de princípios e valores, base de qualquer sociedade transparente e democrática. Fala-se uma coisa e fazem o contrário.

Desta forma, a questão ambiental passa por uma falta de esperança de um planeta melhor, apesar das ações valorosas de muitos, voluntários, ou não, em razão de discursos mais políticos, que querem “vender” uma ‘realidade’ distante da verdade e dos fatos (para não dizer que não querem acreditar no conhecimento dos cientistas e pesquisadores).

O planeta vem se transformando há milhares de anos. Nessa transformação ocorrem as mudanças climáticas, natural, ou própria de sua natureza, que está sempre em evolução (seja ela boa ou não para as espécies vivas).

Já a degradação climática, advinda da transformação dos meios de produção desenvolvidos pela humanidade para seu conforto e evolução, esta não foi vista como uma possibilidade, no momento de seu desenvolvimento, de um potencial impacto negativo na natureza dos ecossistemas que compõem o planeta.

Os discursos e acordos recentes demonstram, a nosso ver, um “mea culpa” daqueles que impactaram negativamente todos os sistemas climáticos, que, por sua vez impactam todos os demais sistemas do planeta e causam um aceleramento dos fenômenos que atingem a humanidade, sejam as secas, as inundações, as modificações de áreas e de fluxos d’água, que presenciamos a todo momento.

Por fim, a questão ambiental não deve ser vista com nossos olhos, presentes e experientes em fatos passados, mas com olhos do futuro, daqueles que viverão uma realidade muito diferente da que vivemos hoje. Ou melhor, ou pior!

*Eduardo Machado de Faria Tavares é integrante do Conselho Consultivo da Amda e assessor de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte.