Notícias

Uma joia rara descoberta na Serra da Mantiqueira

Uma joia rara descoberta na Serra da Mantiqueira
Crédito: Edelcio Muscat

Uma flor rara e curiosa foi descoberta na Mata Atlântica paulista, na Serra da Mantiqueira. Batizada de Thismia mantiqueirensis, a espécie pertence ao gênero de plantas popularmente conhecidas como lanternas-de-fada. Colorida de azul e laranja e em formato de cone, a variedade é rara e facilmente confundida com fungos, por isso permaneceu escondida durante tanto tempo.

Em uma expedição à Serra da Mantiqueira, em fevereiro de 2020, foi quando o biólogo e coordenador do Projeto Dacnis, Edelcio Muscat, viu a planta pela primeira vez. Desde então, o pesquisador começou a estudá-la junto de sua equipe. Por meio de uma publicação nas redes sociais, o doutorando em Botânica Mathias Erich Engels viu o registrou e contatou o Projeto Dacnis.

A partir daí foram coletadas amostras e novas imagens foram feitas para saber se aquela variedade se tratava mesmo de uma nova espécie. A descoberta, publicada na revista científica Phytotaxa, também é assinada pelo biólogo do Projeto Dacnis Matheus de Toledo Moroti e pelo professor da UFPR Eric de Camargo Smidt.

Thismia mantiqueirensis ainda é uma espécie pouco estudada e com poucas informações disponíveis sobre sua taxonomia, distribuição e biologia reprodutiva. O que se sabe até agora é que a pequena flor, moradora das regiões mais altas da Serra da Mantiqueira, não possui clorofila e depende de fungos para obter nutrientes.

Trata-se de uma variedade extremamente rara, que cresce em meio à serapilheira úmida das florestas. A planta sobrevive no subsolo durante a maior parte do ano, emergindo apenas para florescer e frutificar após períodos de chuva forte.

A espécie integra o subgênero Ophiomeris, que possui apenas 13 espécies no Brasil. Plantas desse tipo são encontradas principalmente na Mata Atlântica e com menor frequência no Cerrado e na Amazônia.

“Considerando que a Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas e mais biodiversas do Brasil, é muito provável que venham aparecer várias outras espécies novas, novos registros ou espécies raras e ameaçadas na Serra da Mantiqueira”, afirma Erich.