Notícias

Cientistas registram maior nascimento de tartarugas-da-amazônia do mundo

Cientistas registram maior nascimento de tartarugas-da-amazônia do mundo
Crédito: WCS/Divulgação

Milhares de filhotes de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) nasceram em praias ao longo do rio Guaporé, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Em imagens divulgadas pela Wildlife Conservation Society (WCS), é possível ver a nidificação e a eclosão dos ovos da espécie, no que é considerada a maior agregação e desova de tartarugas do planeta.

Encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, a espécie nidifica em bancos de areia na região oeste da bacia amazônica. A partir de setembro, mais de 80 mil fêmeas adultas se reúnem no local para cavar ninhos e depositar ovos. Cada uma bota, em média, mais de 100 ovos.

A eclosão dos filhotes começa na metade de dezembro e vai até o início de janeiro. Essas tartarugas desempenham importante papel ecológico ao dispersar sementes que podem ajudar na regeneração da vegetação ao longo dos corredores fluviais. Elas ainda contribuem com biomassa para a cadeia alimentar do rio.

“A nidificação anual e a eclosão da tartaruga-da-amazônia é um dos grandes espetáculos naturais da Terra. É visualmente deslumbrante, mas também extremamente importante ecologicamente para o ecossistema da Amazônia Ocidental”, destacou a especialista em Tartarugas Aquáticas do Programa WCS Brasil, Camila Ferrara.

Podocnemis expansa é o maior quelônio de água doce da América Latina, que pode atingir cerca de 1 metro e 90 quilos. Embora o Brasil seja o único país que ainda possui populações abundantes da espécie, o número de indivíduos tem diminuído devido à caça furtiva.

A WCS e parceiros começaram a usar drones para contar tartarugas as adultas. “Os colaboradores estão protegendo os ovos de da retirada para comércio ilegal, realizando um censo das fêmeas que desovam nas praias e coletando outros dados que ajudam a estabelecer planos de conservação para a espécie, incluindo o estabelecimento de uma área protegida para proteger permanentemente as tartarugas adultas e também os filhotes”, informou a organização.