Notícias

Rodrigo Agostinho assumirá presidência do Ibama

Rodrigo Agostinho assumirá presidência do Ibama
Ministra Marina Silva e Rodrigo Agostinho.

O deputado federal Rodrigo Agostinho, que foi coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, é o novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A nomeação foi anunciada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, no último sábado (14/1).

Biólogo, advogado e ambientalista, Agostinho possui extenso currículo na área ambiental. Com mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental com ênfase em Ecologia da Conservação, começou a vida pública como o vereador em Bauru, São Paulo. No município, cumpriu dois mandatos como prefeito e também foi secretário municipal de Meio Ambiente.

Foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e atualmente integra a Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), entre 2019 e 2021.

Em suas redes sociais, o parlamentar agradeceu o convite da ministra Marina Silva e afirmou que fará uma gestão técnica, valorizando o trabalho dos servidores. Rodrigo deve assumir a presidência do órgão após o término de seu mandato como deputado, que se encerra no dia 31 de janeiro. Enquanto isso, o órgão será comandado interinamente pelo analista ambiental Jair Schmitt, servidor de carreira do Ibama.

“Após tantas perseguições, assédios e erros estratégicos, vamos exercer a racionalidade. Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento; o fortalecimento da gestão pública socioambiental; a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado”, afirmou Agostinho.