Array
Notícias

Amda é eleita para suplente do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce

Array

Foram selecionados os representantes do poder público e da sociedade civil organizada que irão compor o Conselho Consultivo do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) no biênio 2022-2024. A Amda foi indicada como suplente da Sociedade Marlierense de Cultura, Lazer, Desportos e Defesa do Meio Ambiente (Somacultural).

No processo eleitoral, a Amda indicou para a titularidade da única vaga destinada a ONGs ambientalistas a Fundação Relictos, e candidatou-se à suplência. A indicação foi aceita pela Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce (Duperd), também participante na categoria de ONG, mas manteve-se também como candidata à suplência. Pelas regras da eleição, definidas pelo IEF, não havendo consenso, o sorteio definiria. E nele, esta entidade ganhou.

Ao final, José Ângelo Paganinni, representante da Relictos, propôs à Somacultural ceder a suplência à Amda, que aceitou prontamente. Em pronunciamento, a superintendente executiva, Dalce Ricas, agradeceu a indicação e disse que a entidade pautará sua participação sempre em parceria, com críticas respeitosas, quando necessárias e sempre propositiva.

Entre os objetivos do Conselho estão: acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da unidade de conservação; avaliar e pronunciar-se sobre instalação de empreendimentos potencialmente causadores de impacto no parque e em sua Zona de Amortecimento; bem como propor diretrizes e ações para integrar e conciliar os interesses da população local com a proteção do parque.

Em parceria com a Relictos, a Amda vem desenvolvendo ações pela proteção do Perd, altamente ameaçado por loteamentos ilegais em sua zona de amortecimento, que podem inclusive isolá-lo geograficamente de ambientes naturais que restaram no Vale do Aço e região, impedindo fluxo genético e colocando em risco sua sobrevivência.