Array
Notícias

Empresas participantes do Rock in Rio vão reciclar 4,5 milhões de copos plásticos

Array
Empresas participantes do Rock in Rio vão reciclar 4,5 milhões de copos plásticos

Heineken, Coca-Cola, Natura e Braskem são as empresas que pretendem transformar copos usados durante o Rock in Rio em embalagens plásticas para cosméticos. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) e da startup Reutiliza Já.

Para que tudo desse certo, a comunicação do evento incentivou o público a jogar os copos, capas de chuvas, ingressos, pulseiras e outros objetos, não só nas lixeiras, mas também em quatro pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock.

Além disso, para impulsionar o descarte correto do lixo, aqueles que deixavam os materiais plásticos nesses 4 pontos de ação ganhavam pontos que se transformavam em brindes e experiências para curtir o festival.

Todo o plástico descartado durante o evento será enviado para Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), do Rio de Janeiro, onde será feita a separação e destinação dos materiais. Todo o processo de reciclagem será rastreado pela plataforma Block Chain.

Após as etapas de recolhimento e separação, o lixo reciclável será destinado para Clean Plastic, onde os resíduos serão transformados em resina circular. No final da transformação, a resina reciclada será entregue à Natura para a fabricação de novas embalagens de produtos de beleza.

Rock in Rio 2019

Não foi a primeira vez que o festival transformou os copos usados em material para produtos de beleza. No ano de 2019, também com a participação da Braskem, Heineken e Natura, todos os copos da bebida foram transformados em tampas de desodorante corporal da linha Humor da Natura.