Array
Notícias

Nepal registra aumento histórico de tigres selvagens

Array
Nepal registra aumento histórico de tigres selvagens

A população de tigres selvagens quase triplicou no Nepal desde 2009, indicou a última Pesquisa Nacional de Tigres e Presas. O aumento de mais de 190% é resultado da proteção dos principais habitats da espécie, envolvimento da comunidade local, repressão à caça ilegal e ao comércio ilegal de animais selvagens.

Segundo comunicado publicado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), chegou a 355 o número de tigres selvagens no país. Foram mapeados mais de 18 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a cerca de 12% do país, para conclusão do senso.

“A duplicação da população de tigres do Nepal é uma conquista extraordinária e é o resultado de um esforço sustentado de conservação ao longo de muitos anos. O Nepal demonstrou os mais altos padrões de conservação para alcançar este marco histórico. Há claramente muito a aprender com a recuperação da população de tigres do Nepal nos últimos 12 anos”, comemorou Stuart Chapman, líder da Iniciativa Tigers Alive, do WWF.

Para Ginette Hemley, vice-presidente sênior de conservação da vida selvagem do WWF-EUA, a nova estimativa populacional de tigres do Nepal mostra que é possível salvar espécies à beira da extinção.

Notícia relacionada:

População de tigres selvagens cresce 33% na Índia em quatros anos