Array
Notícias

Cientistas descobrem vitória-régia-gigante escondida por 177 anos

Array
Cientistas descobrem vitória-régia-gigante escondida por 177 anos
Victoria boliviana pode ser vista por imagens de satélite/ Crédito: Royal Botanic Gardens Kew

Cientistas do Royal Botanic Gardens de Kew, em Londres, descobriram a maior espécie de vitória-régia do mundo. Victoria boliviana, como foi batizada, passou 177 anos escondida nas coleções do jardim botânico, sendo até confundida com outra espécie do mesmo gênero. A descoberta foi publicada na revista científica Frontiers in Plant Science.

O nome Victoria boliviana é uma homenagem aos pesquisadores bolivianos responsáveis pela catalogação da planta, nativa de zonas úmidas da Bolívia. Os autores do estudo compilaram todas as informações disponíveis sobre o gênero da espécie, incluindo registros históricos, postagens em redes sociais e exemplares de herbários e coleções vivas em todo o mundo.

Os cientistas também analisaram o DNA para mostrar que V. boliviana era diferente geneticamente das outras duas espécies de vitória-régia existentes: V. amazônica e V. cruziana. O horticultor Carlos Magdalena, líder do estudo, disse que já suspeitava da existência de uma terceira espécie.

Em 2016, Magdalena recebeu uma coleção de sementes do Jardim Botânico Santa Cruz de La Sierra e dos Jardins La Rinconada para comprovar sua tese. A diferença entre as espécies ficou clara ao observar o crescimento de Victoria boliviana. A espécie recém-descoberta possui distribuição distinta de espinhos e formação de sementes diferente das outras vitórias-régias.

Com tamanho que pode ultrapassar os três metros de diâmetro, a nova espécie de nenúfar, como são chamadas as vitórias-régias, produz flores brancas ao longo do ano, que desabrocham apenas durante duas noites e mudam de cor, passando do branco para o rosa. É por esse motivo que as espécies do gênero também são conhecidas como lírios d’água.

“Descrever novas espécies para a ciência é crucial para os esforços de conservação diante da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas”, indicou o Royal Botanic Gardens, em nota.

Lucy Smith, artista botânica que colaborou com a pesquisa, falou sobre a importância da conservação das espécies: “Cada planta em um ecossistema tem um papel importante a desempenhar. Talvez possamos usar as plantas mais gigantes e carismáticas para destacar o fato de que existem muitas espécies de plantas por aí ainda não conhecidas pela ciência e não compreendidas”, disse à BBC.

4 curiosidades sobre a nova vitória-régia-gigante

1° A espécie é tão grande que pode ser vista em de imagens de satélite.

2° Ela ficou permaneceu desconhecida por quase 200 anos no herbário da Royal Botanic Gardens de Kew, em Londres.

3° O gênero Victoria é uma homenagem à rainha Vitória da Inglaterra, cujo reinado ficou conhecido como Era Vitoriana.

4° Victoria boliviana vive em um dos maiores pântanos do mundo, os Llanos de Moxos, na província de Beni, Bolívia, que também abriga o raro boto-boliviano (Inia boliviensis) e a ameaçada arara-de-garganta-azul (Ara glaucogularis).

Notícias relacionadas:

Três novas espécies de maracujá são descobertas no Brasil
Quatro novas espécies de plantas são descobertas nos campos rupestres mineiros
Uma em cada quatro plantas carnívoras corre risco de extinção