Array
Notícias

Cidade do México é legalmente proibida de realizar touradas

Array
Cidade do México é legalmente proibida de realizar touradas

A Monumental Praça de Touros, na Cidade do México, considerada a maior arena de touradas do mundo, fechou suas portas pela primeira vez em 76 anos. O fechamento atende a decisão da Justiça Federal do México, que proibiu a realização de espetáculos com touros na capital mexicana, para combater os maus tratos a animais.

A decisão, do juiz Jonathan Bass, atende a liminar da associação civil Justiça Justa, que considerada o tratamento dado aos touros como “degradante” e uma violação do meio ambiente saudável. Em sua sentença, o juiz aborda estudo desenvolvido pela Procuradoria Geral de Meio Ambiente e Urbanismo da Cidade do México, que apontou o sofrimento e os ferimentos causados aos touros nos espetáculos.

O trabalho mostra como que os animais, forçados a participarem dos espetáculos, sofrem dores agonizantes antes de morrer. Claudia Teresa Edwards, uma das autoras da pesquisa, enfatiza que há comprovações científicas de que animais como os touros são capazes de sentir dor e emoções.

“A sociedade está interessada no respeito à integridade física e emocional de todos os animais porque são seres vivos que fazem parte dos ecossistemas e, assim, contribuem com os benefícios ambientais que são essenciais para o ser humano”, afirmou Bass. Para ele, essa é uma decisão que beneficia a toda sociedade.

O México está entre os poucos países que ainda realiza as tradicionais touradas, em que os touros são criados para essa finalidade e morrem no ringue pela espada do matador. Devido à crueldade animal, estados como Coahuila, Guerrero, Quintana Roo, Sinaloa e Sonora já proibiram os espetáculos.

O banimento das touradas na Cidade do México é considerado um marco na defesa dos direitos animais. Embora a proibição não seja definitiva até o fim do julgamento e parte da população defenda os espetáculos, a maioria dos parlamentares da Câmara local se posiciona a favor ao veto.

Espetáculo cruel

A tourada é um espetáculo sangrento no qual um toureiro irrita os touros e aos poucos os mata fincando espadas pontiagudas e enfeitadas em suas costas. Após longas horas de tortura, morrem pelo estresse, pavor e perda de sangue. Apesar de proibida em muitas regiões, as touradas ainda acontecem em países como Espanha, Portugal, Colômbia, Venezuela, Peru e México.

Notícia relacionada:

Testes de cosméticos em animais são proibidos no México