Array
Notícias

Governo aprova 550 agrotóxicos em 2021 e bate novo recorde

Array
Governo aprova 550 agrotóxicos em 2021 e bate novo recorde
Crédito: Bruno Kelly / Greenpeace

Nos últimos três anos, mais de 1.500 agrotóxicos foram aprovados por Jair Bolsonaro, que bateu o próprio recorde em 2021 ao aprovar mais 550 substâncias. Desde 2016, o índice de liberação de agrotóxicos disparou no país. Entre 2006 e 2017, enquanto a área cultivada cresceu 26% no Brasil, as vendas de agrotóxicos saltaram, em números oficiais, de 204 mil toneladas para 542 mil.

O volume aprovado no ano passado é o maior dos últimos 20 anos e 14% superior ao de 2020, quando 493 agrotóxicos foram registrados. Embora a maioria (94,1%) dos novos produtos sejam genéricos, especialistas alertam para o risco do efeito coquetel, em que a possibilidade de interação entre as substâncias pode gerar efeitos desconhecidos.

Dentre os 33 (5,9%) produtos inéditos registrados, oito utilizam princípios ativos novos para a indústria formular novos agrotóxicos. A maioria não passou por avaliação toxicológica da Anvisa, para avaliar os possíveis danos à saúde humana, e todos são considerados perigosos ou muito perigosos ao meio ambiente.

Riscos à saude

Em amostras de alguns alimentos, a Anvisa já encontrou até 21 princípios ativos diferentes e em doses acima do permitido. Uma avaliação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que nem alimentos ultraprocessados estão livres de agrotóxicos.

Ao avaliar 27 itens populares no cotidiano dos brasileiros, como biscoitos e salgadinhos, o instituo encontrou resíduos de 13 agrotóxicos diferentes. Em amostras de biscoito água e sal foram achados resquícios de até sete pesticidas. Quase 60% dos produtos continham pelo menos um tipo de pesticida, principalmente o glifosato, apontado como possivelmente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com as Nações Unidas, os agrotóxicos matam 200 mil pessoas por ano em todo o mundo por intoxicação aguda. Dados da ONU também indicam que cinco dos dez pesticidas mais vendidos no Brasil não são autorizados em diversos países devido aos riscos à saúde humana e aos ecossistemas.

Apesar dos malefícios comprovados, ainda há inúmeras isenções de tributos ou redução de imposto para esses produtos. Segundo dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o valor total dos benefícios fiscais concedidos à agrotóxicos em 2020 representa quase quatro vezes o orçamento do Ministério do Meio Ambiente para aquele ano (R$ 2,7 bilhões).

Para fugir dos agrotóxicos, opte por frutas, verduras e legumes orgânicos. É possível comprá-los de pequenos produtores locais/familiares ou cultivar sua própria horta orgânica em casa. Saiba onde comprar e como produzir alimentos saudáveis.

Notícias relacionadas:

Quase a metade dos insetos do mundo podem ser extintos nas próximas décadas

Registro automático de agrotóxicos é suspenso pelo STF