Array
Notícias

Agronegócio promove negacionismo climático com palestras pelo Brasil

Array
Agronegócio promove negacionismo climático com palestras pelo Brasil
Luiz Carlos Molion afirma que "reduzir emissões não vai causar nenhum benefício para o planeta". Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

As emissões brasileiras de gases de efeito estufa cresceram 9,5% em 2020, enquanto no planeta inteiro elas despencaram em quase 7%, apontou o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima. Além de caminhar na direção oposta do mundo no combate às mudanças do clima, o negacionismo climático cresce no país com o aporte do agronegócio, que banca palestras para dizer que o aquecimento global “é uma farsa”.

Reportagem BBC News Brasil mostrou que associações do agronegócio estão promovendo palestras com negacionistas climáticos – destinadas a produtores rurais e estudantes – para difundir a falsa ideia de que o aquecimento da Terra é natural e não tem relação alguma com a ação humana.

O meteorologista e professor do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Felicio e o professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Luiz Carlos Molion estão entre os palestrantes mais requisitados.

Em entrevista concedida após uma palestra realizada em 2019, Ricardo Felicio chegou a afirmar que “os objetivos [de quem fala em mudanças climáticas] são congelar os países em desenvolvimento. O Brasil é o principal foco dessas operações que envolvem meio ambiente e clima. A ideia da mudança climática e dessas questões ambientais são para segurar o nosso desenvolvimento”.

A palestra fez parte de circuito universitário intitulado “Aquecimento global, mito ou realidade?”, realizado em nove faculdades e dois sindicatos no Mato Grosso. O circuito contou com outras 11 palestras. Todas foram bancadas pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho) do Mato Grosso.

Em resposta à BBC News Brasil, o vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Beber, disse que convidou Felicio para “fazer um contraponto com aquilo que é replicado na mídia hoje, que parece uma verdade absoluta”. “A gente não queria impor aquilo como uma verdade, mas sim trazer a um debate”, disse.

Em 2020, o meteorologista foi convidado para outro evento, o Tecno Safra Nortão 2020, organizado pelo sindicato rural de Matupá, também no Mato Grosso. O vice-presidente do sindicato, Fernando Bertolin, defendeu o convite dizendo que Felicio estava “bem forte na mídia” e que sua palestra “foi um pedido dos produtores”. “Ele tem o embasamento teórico dele e a gente queria saber por que ele dizia aquilo”, afirmou Bertolin.

Luiz Carlos Molion também esteve em palestras em todo o Brasil nos últimos três anos, promovidas por entidades como a Cooperativa Agrícola de Unaí, em Minas Gerais, a Associação Avícola de Pernambuco, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, com o patrocínio oficial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo e o sindicato rural de Canarana, no Mato Grosso. O professor também se apresentou em universidades federais, incluindo as de Minas Gerais (UFMG) e Paraíba (UFPB).

Grande parte das palestras está disponível no YouTube. Nelas, Molion afirma que o clima “varia por causas naturais” e que “eventos extremos sempre ocorreram”. Em um dos eventos, o professor disse que “reduzir emissões como quer esse Acordo de Paris de 2015 é inútil, o Brasil tinha que pular fora porque reduzir emissões não vai causar nenhum benefício para o planeta, para o clima, porque o CO2 não controla o clima”.

Um dos últimos seminários que participou, organizado pelo Instituto General Villas Bôas, contou com a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro de Infraestrutura, Tarcisio Freitas. Na ocasião, Molion afirmou: “CO2 não é vilão, quanto mais CO2 tiver na atmosfera, melhor”.

Notícias relacionadas:

Aquecimento global afeta 28% das lavouras no Centro-Oeste

Brasil promete reduzir 50% das emissões até 2030, mas corta verbas para pesquisas sobre mudanças climáticas

Com desmatamento na Amazônia, agronegócio pode perder R$ 5,7 bilhões por ano