Array
Notícias

Brasileira cria garrafa que filtra água com energia solar e concorre a prêmio mundial

Array
Brasileira cria garrafa que filtra água com energia solar e concorre a prêmio mundial
Crédito: Donatelo Ferraz

Preocupada com a grande quantidade de pessoas que vivem sem água potável, a pesquisadora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Bárbara Gosziniak Paiva criou protótipo de garrafa capaz de filtrar, esterilizar e refrescar água utilizando apenas energia solar. O projeto, chamado AquaLux, recebeu destaque internacional ao se tornar finalista do Red Bull Basement University, programa que premia as ideias mais inovadoras do mundo.

Bárbara, que é mestranda do Programa de Engenharia de Materiais (Redemat) da UFOP, conta que a ideia surgiu como parte de seu trabalho de mestrado. “A proposta, a princípio, era atender às pessoas que não possuem saneamento básico, tanto no Brasil quanto no mundo. Minha iniciativa foi criar uma garrafa que filtra, esteriliza com radiação UV ou com a luz azul e refresca a água, três aspectos que são vantajosos em relação aos outros métodos já existentes, como a ebulição”, explica a pesquisadora.

Ela descreve seu projeto como “inovador, viável e capaz de causar impactos”, características consideradas pelo Red Bull Basement University. “Participar do Programa está sendo uma experiência incrível porque além de melhorar o desenvolvimento da minha pesquisa, acelera todo o processo para que a tecnologia chegue até as pessoas que precisam”, afirma.

Finalista de concurso internacional

O Red Bull Basement University, premiação na qual Bárbara concorre, é um programa que incentiva as ideias mais inovadoras criadas por estudantes. O intuito é promover o empreendedorismo e a criação de soluções inteligentes e tecnológicas para problemas que atingem o mundo.

Esse ano, o programa recebeu 4.041 inscrições de 43 países. O AquaLux foi o projeto brasileiro selecionado na primeira fase. Agora, Bárbara representará a UFOP e o Brasil na final, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Istambul, na Turquia.

Nos três dias de evento, a estudante participará de palestras e workshops de tecnologia e empreendedorismo, além de ter a chance de obter financiamento para tirar o projeto do papel. “Um dos objetivos é arrumar formas de produção em série das garrafas para tornar mais acessível, mapear os diferenciais competitivos mais atrativos para os investidores e ampliar o mercado de potenciais consumidores”, destaca Bárbara.