Array
Notícias

Aplicativo reúne informações sobre mais de 270 espécies da Mata Atlântica

Array
Aplicativo reúne informações sobre mais de 270 espécies da Mata Atlântica
Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de plantas./Crédito: Heris Rocha

Está disponível para download o aplicativo “Restaura Mata Atlântica”, com informações detalhadas sobre 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. Desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a ferramenta serve para unir planejamento ambiental e econômico em projetos de restauração, contribuindo com o uso racional dos recursos naturais.

Nome científico e popular, área de ocorrência e atributos das principais espécies florestais do bioma são algumas das informações disponíveis no aplicativo, que também indica os usos econômicos e o tipo de solo ideal para cada variedade. Por meio da ferramenta, é possível saber se a espécie está ameaçada de extinção, criar uma lista de plantas “favoritas” e ainda compartilhar os dados.

“Além de dados botânicos, buscamos inserir as características funcionais das espécies, como sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio, a atratividade que exerce sobre a fauna silvestre e a oferta de produtos florestais madeireiros e não madeireiros”, explicou o pesquisador da Embrapa Luiz Fernando Duarte de Moraes, um dos idealizadores do App.

O pesquisador destaca que a escolha adequada das espécies, com base em suas características ecológicas, fitotécnicas e seu potencial econômico, contribui com o sucesso dos projetos de restauração florestal. Com o aplicativo, o produtor rural pode escolher as espécies que mais adequadas a sua realidade e que tragam ganhos econômicos.

A estratégia é associar a restauração ambiental ao retorno econômico, aumentando a adesão de produtores rurais a ações de recuperação do bioma. Os criadores do produto também apostam na construção contínua e coletiva, em que o usuário pode colaborar a qualquer momento.

O Restaura Mata Atlântica pode ser usado em ambientes online ou off-line, é gratuito e está disponível para download na loja de aplicativos Google Play.

Notícia relacionada:

Aplicativo ensina crianças a identificarem árvores da Mata Atlântica