Notícias

Investigado, Salles pode ser substituído por integrante do governo Zema

Investigado, Salles pode ser substituído por integrante do governo Zema
Cotado para substituir Salles

Alvo de operação que investiga exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e Europa e facilitação do desmatamento na Amazônia, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pode ser substituído por Antônio Claret de Oliveira Júnior, atual diretor da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG).

O integrante da equipe de Romeu Zema foi sondado há cerca de um mês, para comandar a pasta ambiental, segundo o site Antagonista. Claret Jr. já deu sinal do que pensa sobre meio ambiente. Durante painel do Movimento Brasil Livre (MBL) no congresso, em 2019, chamou a ativista ambiental Greta Thunberg, com 16 anos, de “anã de 40 anos, infeliz, à beira de um suicídio, fingindo que é uma criança”. Sobre o discurso da ambientalista na Cúpula do Clima da ONU, realizada no mesmo ano, disse que foi tudo um “saco”.

Em 2019, Bolsonaro chamou Greta de pirralha, após a jovem chamar a atenção do mundo para as demandas urgentes do meio ambiente e criticar o governo brasileiro pela postura em relação aos índios. Ele disse ainda que é absurdo a imprensa dar espaço à ativista.

Claret Jr. ocupou, durante cerca de três meses, o cargo de sub-secretário de fiscalização ambiental na Semad e conforme um funcionário que não quis se identificar “não deixou saudade”.

Para a superintendente da Amda, Dalce Ricas, seria ingenuidade acreditar que Bolsonaro substituiria Ricardo Sales por alguém com capacidade técnica e comprometimento com a proteção do meio ambiente. “O desafio de Bolsonaro é encontrar outro Ricardo Sales, afinado com o ódio que demonstra pela natureza e capaz de continuar ‘passando a boiada’. Mudanças, esperanças, só a partir do dia 1º de janeiro de 2023”.