Array
Notícias

Parceria entre Sebastião Salgado e Gilberto Gil viabiliza plantio de 1 milhão de mudas por ano

Array
Parceria entre Sebastião Salgado e Gilberto Gil viabiliza plantio de 1 milhão de mudas por ano
Single "Refloresta" foi gravado por Gilberto Gil

Com os dizeres “o jeito é convencer quem devasta a respeitar a floresta”, o músico Gilberto Gil marcou o lançamento, na última segunda-feira (22), da nova campanha de reflorestamento do fotógrafo Sebastião Salgado. O objetivo é plantar, por ano, um milhão de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma iniciativa de conscientização e recuperação do bioma.

Há mais de 20 anos, o fotógrafo e sua esposa, Lélia Wanick Salgado, estão à frente do Instituto Terra, organização que promove a restauração ambiental e o desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Doce. Os projetos de recuperação desenvolvidos pela ONG concentram-se em 2,1 mil hectares de Mata Atlântica e 2 mil nascentes.

O primeiro reflorestamento ocorreu na antiga fazenda de gado da família de Sebastião. O casal queria devolver à natureza o que décadas de degradação ambiental destruíram. Foi então que tiveram a ideia de criar a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão, onde é a sede da ONG, e transformaram uma paisagem arrasada em uma exuberante floresta tropical.

A nova meta agora é recuperar as mais de 300 mil nascentes do Vale do Rio Doce e inspirar, com a campanha, outros projetos de conservação, marcando o início da Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, instituída pela ONU.

“É muito mais do que uma campanha, é um chamado urgente para a recuperação das nossas florestas, do nosso planeta. Não basta mais frear o desmatamento, é preciso replantar e recuperar as áreas degradadas. Reflorestar é trazer à vida aquilo que parecia morto”, destacou Juliano Ribeiro Salgado, vice-presidente do Instituto Terra.

Para Juliano, a canção que leva o nome da campanha é um hino de amor às florestas tropicais e de luta. Confira o videoclipe abaixo:

Participação

Além de Gilberto Gil, outras personalidades, como Marcos Palmeira, Fernando Moraes, Chico Buarque, Lilian Pacce, Dudu Bertholini, Patricia Pillar, Bruna Lombardi e Luciano Huck estão apoiando o projeto. O público em geral também pode participar por meio das redes sociais.

Até o dia 28 de fevereiro, o TikTok vai celebrar a entrada de Gil na plataforma com o desafio #ReflorestaComGil, plantando uma árvore para cada vídeo publicado com a música no aplicativo. No Instagram, os usuários podem utilizar filtros especiais inspirados no videoclipe “Refloresta”.