Notícias

Piauí terá as maiores usinas solar e eólica da América do Sul

Piauí terá as maiores usinas solar e eólica da América do Sul

O estado do Piauí, no Nordeste brasileiro, foi escolhido para abrigar os maiores parques eólico e solar da América do Sul. Com investimentos de quase R$ 5 bilhões, as estruturas estão sendo erguidas nos munícipios de Lagoa do Barro e São Gonçalo do Gurguéia. Em operação, as usinas poderão evitar a emissão de mais de 2 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

O parque solar São Gonçalo, em construção desde 2018, foi inaugurado em 2020 e já opera com capacidade de geração de 475 megawatts (MW). Mais 133 MW serão acrescidos a sua capacidade assim que a fase de expansão for concluída. Quando chegar aos 608 MW, o complexo poderá gerar mais de 1.500 gigawatts-hora (GWh) por ano e, assim, evitar a emissão de aproximadamente 860 mil toneladas de CO2.

A usina conta com módulos solares bifaciais, que capturam energia solar nos dois lados do painel, o que aumenta a geração de energia em até 18% e reduz em 11% a área ocupada pelos painéis. Já o parque eólico Lagoa dos Ventos, deve entrar em operação ainda neste ano. Atualmente, ele é o maior projeto eólico no mundo da Enel Green Power Brasil (EGP), empresa responsável pelos empreendimentos.

O complexo eólico contará com 230 aerogeradores que podem gerar mais de 3,3 terawatts-hora (TWh) por ano. Em pleno funcionamento, a usina pode evitar a emissão de 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico (CO2). O projeto também conta com dispositivos inovadores, como drones para realizar análises topográficas e rastreadores inteligentes de componentes de turbinas.

Mercado promissor

O Piauí tem se destacado pelo seu potencial na geração de energias renováveis. Cerca de 70% dos projetos solares da Enel no Brasil ficam no estado, assim como 44% das usinas eólicas da empresa no país. Segundo Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, o Piauí, hoje, é um dos estados que está na vanguarda da geração de energias renováveis, sobretudo a solar e a eólica.

“Podemos dizer que, no ranking da eólica, o Piauí ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores desse tipo de energia no Brasil, ficando atrás apenas da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul; quanto à energia solar, somos o terceiro, mas somos o estado que mais constrói e que tem o futuro mais promissor na potencialidade para geração dessa energia”, ressaltou.

As energias solar e eólica são consideradas o futuro da geração de energia. Uma pesquisa da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), estima que elas responderão por 77% dos US$ 13,3 trilhões de investimentos em geração elétrica no mundo, respondendo, até 2050, a 48% da geração mundial.