Array
Notícias

Canadá anuncia medidas para zerar resíduos plásticos até 2030

Array
Canadá anuncia medidas para zerar resíduos plásticos até 2030

O Canadá não irá mais permitir plásticos de uso único a partir de 2021. O Ministro de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas canadense, Jonathan Wilkinson, anunciou, no início do mês, as próximas etapas para zerar os resíduos plásticos no país até 2030.

O plano é banir seis itens: sacolas plásticas, canudos, palitos, fechos plásticos de embalagens, talheres e utensílios alimentares à base do material que são difíceis de reciclar. O governo do Canadá ainda está propondo requisitos de conteúdo reciclado em produtos e embalagens. Isso impulsionará o investimento em infraestrutura de reciclagem e estimulará a produção de itens com maior vida útil.

“Ao melhorar a forma como gerenciamos os resíduos plásticos, investindo em soluções inovadoras, podemos reduzir 1,8 milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa por ano”, informou o governo canadense.

Além de zerar o lixo plástico nos próximos 10 anos, o país pretende aumentar o índice de plásticos reciclados. Até agora, mais de 35 países em todo o mundo já tomaram medidas para banir plásticos de uso único, incluindo o Reino Unido, França e Itália.

No Canadá, os descartáveis ​​constituem a maior parte do lixo plástico encontrado em ambientes de água doce. De acordo com o governo, o país despeja cerca de 3 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Isto representa 15 bilhões de sacolas plásticas e 57 milhões de canudos. A maioria acaba em aterros sanitários, rios, lagos e oceanos, visto que apenas 9% é reciclado, prejudicando a vida selvagem e o abastecimento humano.

Reciclagem no Brasil

Segundo dados do WWF-Brasil, o país produz cerca de 11,4 milhões de toneladas de lixo plástico anualmente. Deste total, apenas 1,28% é reciclado, enquanto a média mundial de reciclagem gira em torno de 9%. O país ocupa a quarta posição no ranking mundial de produção de lixo plástico, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.