Array
Notícias

Amda promove blitz educativa sobre prevenção a incêndios florestais

Array
Amda promove blitz educativa sobre prevenção a incêndios florestais
Blitz em Sabará - Crédito: Divulgação/Amda

A proteção de nascentes, solos, animais e florestas está diretamente ligada ao combate e prevenção de incêndios. As queimadas raramente têm origem natural e a maioria é causada por ações humanas. Para alertar sobre os riscos do fogo, a Amda realizou blitz educativa nos dias 28, 29 e 30 de julho em Sabará e Santa Barbará (MG).

As primeiras ações foram realizadas no entorno da mina de Cuiabá e Lamego, da AngloGold Ashanti, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Sabará. As equipes distribuíram folders com informações sobre as causas e consequências dos incêndios, bem como ações de prevenção e telefones para denúncia de focos.

O objetivo é incentivar as pessoas a acionarem as brigadas da Amda assim que identificarem os focos para diminuir o tempo de resposta aos combates, evitando o alastramento do fogo. O tempo seco e ventos fortes desta época do ano favorecem a propagação dos incêndios, por isso a atenção deve ser redobrada.

O segundo dia de mobilização foi realizado em Santa Barbará, nas minas Córrego do Sítio I e II, também da AngloGold Ashanti. A blitz contou com exposição de equipamentos utilizados no combate a incêndios, como sopradores e bombas-costais. Uma faixa foi erguida no local para informar os telefones para denúncia de focos e alertar sobre o risco dos incêndios.

Prevenção

Para prevenir incêndios, lembre-se de apagar totalmente fogueiras; não soltar fogos de artifício, nem acender velas em áreas naturais; não queimar folhas, galhos e lixo; não jogar pontas de cigarro ou fósforos acesos na beira de estradas, zonas verdes ou em qualquer outro lugar.