Notícias

Parques mineiros têm programação especial no Carnaval

Parques mineiros têm programação especial no Carnaval
Parque Estadual do Rio Doce/Crédito: Rodrigo Carrara

Foliões à procura de paisagens exuberantes e contato com a natureza poderão curtir o carnaval em diversas unidades de conservação (Ucs), localizadas em Minas Gerais. Neste ano, muitos parques contarão com programação especial nos dias de folia, envolvendo passeios, trilhas, apresentações culturais e atividades de educação ambiental.

Rio Doce

Para os amantes da fauna, o Parque Estadual do Rio Doce, no leste do Estado, é uma boa pedida. Neste ano, a equipe do parque irá ensinar técnicas básicas de observação de aves na Mata Atlântica. A programação também inclui os tradicionais trekkings nas trilhas do Vinhático e Angico Vermelho.

Dona de paisagens de tirar o fôlego, a unidade protege um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica no país. Lá é possível encontrar diversas espécies da avifauna, como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra e anumará.

Serra do Brigadeiro

A programação no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira, prevê realização de trilhas e atividades lúdicas para crianças durante todo o carnaval.

O início dos trabalhos é no sábado (22), às 8h, com trilha até a Pedra do Pato. O percurso dura sete horas e exige condicionamento mediano dos participantes. No domingo, a partir das 17h, será realizada a Trilha do Pôr do Sol, com duração de aproximadamente três horas. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (32) 3721-7491.

Os amantes de natureza poderão ainda participar das caminhadas sensoriais. Nesta modalidade, os participantes são vendados e podem explorar o olfato, o tato e a audição para “sentir” a biodiversidade local.

O parque é um dos mais favorecidos em termos de atrativos turísticos, devido às suas inúmeras cachoeiras e grande poços formados pelo rio Preto.

Mata do Limoeiro

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, oferece agito aos turistas. Pela sétima vez, a equipe da UC está realizando o Ecofolia, que reúne visitantes e a comunidade local para realização de atividades de conscientização. Neste ano vão ter caminhadas noturnas, apresentações culturais, plantio de mudas e até lançamento da exposição “Drummond: Vida e Obra”.

Entre os atrativos turísticos da área protegida, as cachoeiras Três Quedas, Paredão e Gabriel recebem o maior destaque. O local também atrai visitantes devido aos seus belos mirantes, corredeiras e grutas.

Biribiri

No Jequitinhonha, o Parque Estadual do Biribiri promoverá ações de educação ambiental em nome do projeto “Em harmonia com a folia”. A unidade, com quase 17 mil hectares, está inserida no complexo da Serra do Espinhaço. Quem passa por Biribiri se encanta pelas paisagens de beleza cênica e pelos rios de leitos de pedras, que formam cachoeiras e atravessam campos.

Com informações de Agência Minas