Array
Notícias

Janeiro de 2020 bate recorde de temperatura

Array
Janeiro de 2020 bate recorde de temperatura

Após 2019 ser apontado como o segundo ano mais quente desde o início dos registros, os termômetros registraram novo recorde de temperatura em janeiro deste ano. Segundo o serviço de monitoramento Copernicus, a temperatura global no primeiro mês de 2020 foi 0,77° C superior à média de todos os janeiros entre 1981 e 2010.

O anúncio, divulgado nesta terça-feira (4), indicou que a elevação foi de 0,03°C em comparação ao último janeiro mais quente, registrado em 2016. O calor acima da média foi observado na maior parte dos continentes, informou o programa europeu.

A Europa liderou o ranking de temperatura, excedendo em 3,1ºC a média obtida para o período entre 1981 e 2010. Em parte da Rússia e da Escandinávia a elevação chegou a 6ºC. Na Austrália, Madagáscar, Moçambique e em outros países do hemisfério sul as chuvas aumentaram. Já no Ártico e na Antártica, as coberturas de gelo chegaram a níveis abaixo do esperado para o período.

De acordo com o Copernicus, os últimos cinco anos foram os mais quentes desde o início das medições. Estima-se que nestes últimos anos, a temperatura média global subiu entre 1,1º e 1,2°C em relação à era pré-industrial, fazendo da década de 2010-2019 a mais quente da história.

Cientistas alertam para a elevação sem precedentes das temperaturas terrestres e oceânicas e suas implicações, como aumento do nível dos oceanos, redução dos gelos marítimos, intensificação das ondas de calor e demais eventos climáticos extremos.