Array
Notícias

Brigadas da Amda combatem incêndio de grandes proporções em mina de Sabará

Array
Brigadas da Amda combatem incêndio de grandes proporções em mina de Sabará

Desde a noite de domingo (15), um incêndio está destruindo a vegetação no entorno da mina de Cuiabá, da AngloGold Ashanti, localizada em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma extensa linha de fogo ameaça o depósito de madeira da empresa e o paiol de explosivos da mina. Nove brigadistas da Amda continuam empenhadas nesta terça-feira (17) atuando em diversos pontos de reignição e monitoramento da área.

Quinze brigadistas profissionais da Amda, além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil combateram as chamas ontem (16), quando a situação estava crítica. As equipes contaram com apoio de caminhões pipa da AngloGold. Segundo Poliana Lopes, coordenadora de brigadas da Amda, os combatentes enfrentaram uma série de dificuldades. “A topografia da região é muito complicada e o vento estava mudando de direção o tempo todo. A vegetação também estava alta, com capim muito seco. Tudo isso facilitou a propagação e complicou o trabalho dos brigadistas”, relatou. As equipes registraram diversas quedas de árvores, o que exigiu ainda mais atenção e cuidado durante a atuação.

Outras duas equipes da Amda foram mobilizadas para o combate no período da noite. Os brigadistas estavam dando suporte no Parque Estadual Serra do Rola Moça, que também estava em chamas, mas foram realocados devido à magnitude da ocorrência em Sabará. “Mesmo empenhados em outra ocorrência o dia inteiro, as equipes combateram com muita determinação e força de vontade”, elogiou Lopes. Os brigadistas atuaram até 3h30 desta madrugada, quando deixaram o local em uma situação mais controlada.

Na manhã de hoje (17), o Corpo de Bombeiros fez um sobrevoo com drone na área e confirmou que o cenário não estava mais tão crítico. Apenas dois pontos de atenção foram identificados, ambos de baixo risco. Embora a situação esteja controlada, diversos pontos de reignição continuam aparecendo. As equipes da Amda permanecem no local atuando nesses focos e fazendo monitoramento. Ainda não se sabe o tamanho da área queimada.

Atualização em 18/09 às 11h30:

Nesta quarta-feira (18), o fogo se intensificou novamente. Duas equipes da Amda e o Corpo de Bombeiros estão atuando contra as chamas. Também está sendo feito resfriamento do paiol e rescaldo. Os brigadistas contam com apoio de caminhão pipa.