Notícias

Documentário sobre caça de animais silvestres será lançado com exclusividade na Terça Ambiental

Documentário sobre caça de animais silvestres será lançado com exclusividade na Terça Ambiental

Na Terça Ambiental de outubro, a Amda fará o lançamento exclusivo do documentário “Esperas – caçadas e caçadores no interior do Brasil”. A obra, inédita, retrata e denuncia a realidade da caça a animais silvestres no sertão brasileiro, embora a atividade seja proibida no país desde 1967. O produtor e diretor, Dêniston Diamantino, contará os bastidores da produção. Em um segundo momento, Dalce Ricas, superintendente da Amda, comandará um debate sobre o tema. A Terça Ambiental será realizada no dia 1º de outubro, às 19h, no auditório do CREA.

Recente pesquisa encomendada pela WWF-Brasil apontou que 93% dos brasileiros são contra a caça de animais silvestres. Entretanto, alguns parlamentares e o próprio presidente Jair Bolsonaro se posicionam favoravelmente à matança desenfreada e cruel. Atualmente, cinco projetos de lei tramitam na Câmara dos Deputados com objetivo de liberar a atividade. Entre eles está o PL 6.268/2016, de autoria de Valdir Colatto, atual chefe do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O desconhecimento por parte da população sobre a intensidade com que as caçadas acontecem, assim como o risco que elas representam para a fauna silvestre, motivaram Diamantino a produzir o documentário. “No interior do Brasil, a caça de animais é muito mais comum do que muitos possam imaginar. É uma prática que gera sofrimento para o animal e que contribui para acelerar processos de extinção de espécies que já estão sob forte ameaça, como onças pintadas, pacas, veados, araras e tamanduás”, disse.

A obra é uma produção independente, com direção, roteiro e fotografia de Dêniston Diamantino, trilha sonora do violeiro Levi Ramiro e voz do artista mineiro Tino Gomes. Para a realização do filme, nenhum animal foi morto ou maltratado.

Garanta já a sua inscrição! A Terça Ambiental será realizada no dia 1º de outubro, às 19h, no auditório do CREA, localizado na avenida Álvares Cabral, 1.600, 6º andar.