Array
Notícias

Unidades de conservação mineiras receberam 14 mil turistas no Carnaval

Array
Unidades de conservação mineiras receberam 14 mil turistas no Carnaval
Queda d'água no Parque Estadual do Rio Preto

Durante as tradicionais comemorações do Carnaval, entre dois e seis de março, foram registrados cerca de 14 mil visitantes em 15 Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais. O balanço, realizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), contemplou Monumentos Naturais, Estações Ecológicas e outras áreas protegidas geridas pelo estado.

Pela primeira vez o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, ofereceu uma programação especial para o Carnaval. A UC recebeu 2.197 visitantes, que exploraram trilhas, observaram aves e participaram de atividades lúdicas e nutricionais voltadas para o descobrimento de sabores da flora local.

Localizado no município de Lima Duarte, também na Zona da Mata, o Parque Estadual do Ibitipoca recebeu 3 mil visitantes ao longo do Carnaval. Nas proximidades, as Estações Ecológicas de Mar de Espanha e de Água Limpa contaram com 350 e 222 turistas, respectivamente.

Já em Diamantina, o Parque Estadual do Biribiri recebeu 3.822 pessoas. O motivo de tanto sucesso foi o espaço destinado à prática do Slack Line: esporte que utiliza uma fita elástica estendida para testar o equilíbrio do participante. Para garantir a segurança, a equipe do parque recebeu apoio do Corpo de Bombeiros.

O Parque Estadual do Itacolomi, localizado na região do Quadrilátero Ferrífero, foi outra opção para aqueles que buscavam atividades lúdicas e educativas. Maria Lúcia Coimbra, gerente da UC, destacou como a programação oferecida foi importante para promover uma conexão com a natureza. “Elaboramos um roteiro para a parte histórica do parque e os turistas ficaram maravilhados com a Casa Bandeirista, construída entre 1706 e 1708, que hoje é um museu localizado no interior do parque. O espaço abriga também uma exposição dos Naturalistas que chegaram por estas terras com o intuito de estudar a biodiversidade local”, explicou.

Trabalhos de educação ambiental também foram desenvolvidos na Área de Proteção Ambiental São José, no sábado e domingo de Carnaval. Na unidade, localizada em Tiradentes, a programação foi voltada para preservação da vegetação, destinação correta do lixo e prevenção de incêndios florestais.

A 600 km da capital mineira, no Norte de Minas, o Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros foi responsável por mais uma festa de carnaval sustentável. Ao todo, 890 pessoas desfrutaram dos stands com fotos, exposição de sementes e demais atrativos. “Com o apoio dos Bombeiros, Policia Militar de Meio Ambiente e agentes de parque, sempre monitorando as áreas de balneário, os visitantes elogiaram o trabalho e se sentiram mais seguros pela organização realizada neste ano”, afirmou o gerente da UC, Neilton Neves.

Agitação

Em Itabira, a equipe do Parque Estadual Mata do Limoeiro fez a festa na sexta edição do Projeto Ecofolia. A iniciativa reúne estudantes de escolas da região para realizar atividades de conscientização. A novidade de 2019 foi que as 322 pessoas que visitaram a UC puderam realizar uma trilha de olhos fechados, idealizada para aguçar os sentidos.

Entre as programações mais agitadas esteve também a do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, a 70 km de Belo Horizonte. No dia 28 de fevereiro os trabalhos começaram com a I Matinê Rei do Mato, realizada em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sete Lagoas. O evento contou com desfile de fantasias, danças, brincadeiras, marchinhas e decoração sustentável, feita com materiais reciclados, como confetes de garrafas pet e folhas secas.

O Carnaval de 2019 também movimentou os Parques Estaduais do Rio Doce e Rio Preto. O primeiro recebeu 664 turistas em busca de atividades como trilhas, passeios de barco, observação de aves e palestras. No Rio Preto, na região da Cordilheira do Espinhaço e do Alto Jequitinhonha, mais de 500 pessoas fugiram das tradicionais festas do Carnaval.

Ainda no Espinhaço, o Parque Estadual da Serra do Intendente esteve aberto nos dias de Carnaval, recebendo mais de 1.500 pessoas. A maior parte dos turistas foi até a UC para desfrutar das belas quedas do Tabuleiro e Rabo de Cavalo.

Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)