Notícias

Primeira Terça Ambiental do ano discute como salvar espécies ameaçadas de extinção

Primeira Terça Ambiental do ano discute como salvar espécies ameaçadas de extinção

Estamos vivendo o maior evento de defaunação desde que o homem surgiu no planeta. O Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção de 2018 aponta que 1.173 espécies encontram-se em vias de extinção e outras 318, apesar de não correrem risco eminente, também estão suscetíveis ao desaparecimento. Na contramão deste processo, diversas instituições se empenham para salvar animais, como a Crax Sociedade e Pesquisa da Fauna Silvestre. Roberto Azeredo, fundador e presidente da Crax, é o convidado da Amda para a primeira Terça Ambiental de 2019, que será realizada no dia 26 de março, às 19h.

Formado em administração de empresas, Azeredo se envolveu com aves nos primeiros anos da década de 70. Ele interessou-se por alguns grupos de aves silvestres de maior porte da Mata Atlântica, à época já ameaçadas, principalmente das famílias Cracidae (mutum e jacutinga) e Tinamidae (macuco e jaó). Ao lado do engenheiro agrônomo James Simpson, em 1987 eles criaram a Crax, entidade civil sem fins lucrativos registrada no Ibama como criadouro científico. A palavra “Crax” foi adotada como referência à espécie que consolidou e divulgou o trabalho original, o Crax blumenbachii, ou mutum-do-bico-vermelho.

Há mais de 30 anos a Crax desenvolve pesquisas, criação em cativeiro e reintrodução na natureza de exemplares da avifauna silvestre ameaçadas de extinção, bem como a conservação dos ecossistemas envolvidos. Entre os animais envolvidos no projeto estão mutum-grande (Crax rubra), pavão-verde (Pavo muticus), harpia (Harpia hapyja), mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii), arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), jacuaçu (Penelope obscura bronzina), jacutinga (Aburria jacutinga), mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) e mutum-de-bico-azul (Crax alberti).

A Terça Ambiental será realizada em novo endereço, no auditório da ECX Card: rua São Paulo, 2566 – 4º andar – Lourdes – BH/MG. O evento acontecerá no dia 26 de março, às 19h. Garanta sua inscrição!

Serviço
O que: Terça Ambiental: Como salvar espécies ameaçadas de extinção? Reprodução de aves em cativeiro e reintrodução na natureza, com Roberto Azeredo, fundador e presidente da Crax Sociedade e Pesquisa da Fauna Silvestre
Data: 26/03/2019
Local: Auditório da Ecx Card – rua São Paulo, 2566 – 4º andar – Lourdes – BH/MG
Horário: 19h