Array
Notícias

São Paulo terá réveillon com fogos silenciosos

Array
São Paulo terá réveillon com fogos silenciosos

Atendendo a Lei Municipal 16.897/18, que proíbe o uso e a fabricação de artefatos pirotécnicos sonoros, a festa de réveillon na avenida Paulista, em São Paulo, terá queima de fogos silenciosa pela primeira vez. Apesar de ainda não ter sido regulamentada, a legislação será cumprida pensando no bem estar de animais, crianças, idosos e enfermos, que sofrem com o barulho excessivo.

De acordo com o executivo municipal, responsável pela comemoração, serão usados produtos com apenas efeitos visuais e que emitam menos barulho. “Eles têm o barulho do estampido. Não tem a possibilidade de ser sem o mínimo de barulho possível, mas é bem menos do que aquele que é tradicionalmente usado”, declarou o prefeito da cidade, Bruno Covas.

A nova lei prevê multa de R$ 2 mil para quem for pego usando fogos de artifícios de efeito sonoros; em caso de reincidência, o valor da penalidade pode ser dobrado. Entidades de defesa dos animais comemoraram a decisão, considerando que o uso desses explosivos pode causar de paradas cardíacas até a morte em animais.

Notícia relacionada:
Fogos de artifício com barulho podem ser proibidos em Minas Gerais