Array
Notícias

Bilionário cria fundo para proteger 30% do planeta até 2030

Array
Bilionário cria fundo para proteger 30% do planeta até 2030
Recifes de coral estão entre as principais preocupações do filantropo

A biodiversidade de todo o planeta tem mais chances de ser protegida graças ao empresário e filantropo Hansjörg Wyss. Em outubro, o bilionário anunciou, em parceria com a National Geographic Society, a criação de um fundo de 1 bilhão de dólares – equivalente a 3,84 bilhões de reais – para proteger 30% do planeta até 2030.

O fundo será administrado pela fundação Wyss Campaign for Nature (Campanha Wyss pela Natureza), que estabeleceu como único parâmetro o fato de os projetos já existirem e terem apoio suficiente para permanecerem atuantes. Comunidades indígenas, recifes de corais, geleiras e savanas estão entre as principais preocupações do filantropo, que pretende convencer outros bilionários a se juntarem à jornada de proteção ambiental.

Algumas iniciativas já foram selecionadas: Parque Nacional Aconquija, Reserva Nacional e o Projeto Parque Nacional Ansenuza, todos na Argentina; a Reserva Marinha do Corcovado, na Costa Rica; a iniciativa de Áreas Marinhas Protegidas do Caribe; o Fundo Amazônico dos Andes, que impacta Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Brasil e Guiana.

Também serão beneficiados a Fundação de Conservação dos Cárpatos, da Romênia, que lidera os esforços de conservação nas montanhas dos Cárpatos; a Área Protegida de Edéhzhíe, em Dehcho, e a Área Nacional da Vida Selvagem no Canadá; Projeto Nimmie-Caira da Austrália; e o Projeto do Parque Nacional Gonarezhou, no Zimbábue. Os projetos receberão $48 milhões de dólares do fundo.

O destino do restante do fundo ainda será definido. Segundo Greg Zimmerman, membro sênior da campanha, as iniciativas serão escolhidas ao longo do tempo. “Ninguém quer gastar dinheiro para proteger uma área que será protegida por alguns anos e, quando houver uma mudança política em algum lugar, o local não estará mais protegido”, afirmou.

Com informações do CicloVivo