Array
Notícias

Operação flagra desmatamento de Mata Atlântica em parque de São Paulo

Array
Operação flagra desmatamento de Mata Atlântica em parque de São Paulo
Desmatamento de Mata Atlântica / Crédito: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Uma área de 50 mil metros quadrados de Mata Atlântica foi destruída no interior do Parque Estadual Lagamar, unidade de conservação de proteção integral localizada em Cananéia, litoral sul de São Paulo. O desmatamento aconteceu em uma área em que os limites do parque se sobrepõem a uma fazenda de produção de bananas. O dono foi autuado por crime ambiental e multado em R$ 132 mil.

Além do desmatamento, a Polícia Militar de Meio Ambiente detectou que pelo menos 20 árvores de maior porte, ainda em pé, haviam sido submetidas a uma técnica conhecida como “roletagem”, na qual a casca é retirada para impedir a passagem da seiva, secando o espécime. De acordo com os agentes, a técnica é empregada para dissimular o desmatamento e impedir que a clareira seja identificada pelo monitoramento via satélite.

O dono da área, que não teve o nome divulgado, já tinha plantado bananeiras sob a copa das árvores. Ele já havia sido multado anteriormente em R$ 31 mil pelo corte de mais de 100 árvores da espécie jacatirão em sua fazenda.

Parque do Lagamar

Criado em 2008, a unidade de conservação tem cerca de 40 mil hectares, distribuídos entre os municípios de Cananeia e Jacupiranga. O parque integra o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica do Brasil. Grupos de mico-leão-da-cara-preta, espécie criticamente em perigo de extinção, já foram encontrados na área.

Com informações do Estadão