Array
Notícias

Brasil receberá casal de pandas

Array
Brasil receberá casal de pandas
Panda chinês que foi presenteada aos americanos fica no Zoológico de Washington / Crédito: Pablo Martinez Monsivais/AP

O governo chinês irá presentear o Brasil com um casal de pandas, devido à realização dos Jogos Olímpicos em 2016. Os animais serão enviados para o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, porém não possuem data prevista de chegada.

Segundo o diretor do zoo Rio, Marcus Delgado, essa prática conhecida por Diplomacia dos Pandas é comum no governo chinês e outras nações já foram contempladas com a espécie. O Brasil, entretanto, é o primeiro país na América Latina a receber os ursos.

“Chegou aqui no zoológico um representante do governo da China, querendo saber se havia possibilidade da implantação do projeto. Nós demonstramos interesse e mostramos três áreas onde os animais poderiam ficar. Depois, fizemos uma carta de intenção, que foi encaminhada aos chineses, mas ainda não temos a confirmação oficial”, esclareceu Delgado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a Diplomacia de Pandas está diretamente relacionada às transações comerciais da China. Para chegar a tal conclusão, os autores do estudo analisaram as concessões de pandas das últimas cinco décadas, além de trocas comerciais feitas pela China desde 2008.

Por meio do estudo, os pesquisadores notaram que as doações de pandas pelo governo chinês coincidem com a aprovação de vários acordos comerciais por recursos valiosos e tecnológicos.

O urso panda tem sido via de atividades comerciais e políticas chinesas desde o governo do comunista Mao Tsé-Tung e tornou-se o símbolo e tesouro chinês.