Array
Informações Ambientais

Aplicativos ajudam a ter uma vida mais sustentável

Array
Aplicativos ajudam a ter uma vida mais sustentável

O celular está tão presente em nossas vidas que parece que já se tornou parte integrante do corpo. Que tal utilizar essa tecnologia a favor do meio ambiente? Existem vários aplicativos que te ajudam a mudar ou adotar novos hábitos em busca de uma vida mais sustentável. Você pode economizar energia, água, destinar materiais para a reciclagem, evitar o desperdício, ter uma alimentação livre de agrotóxicos, proteger os animais e aprender mais sobre a biodiversidade do país.

Economize água: Banho rápido

Você perde a noção do tempo enquanto toma banho? Este aplicativo ajuda a monitorar o período debaixo do chuveiro e economizar água e energia. O primeiro passo é cadastrar informações específicas, como cabelos longos ou curtos, se você passa shampoo mais de uma vez e se lava ou não os cabelos todos os dias. Avisos visuais e sonoros ajudam a controlar o tempo no banho.

Emissão de CO2: Carbon Z

Você sabe qual é sua pegada ecológica ou da sua empresa? Este aplicativo ajuda a calcular as emissões de carbono e neutralizá-las com o plantio de árvores nativas em áreas degradadas. O usuário recebe um certificado de compensação de carbono com as coordenadas geográficas do local do plantio e atualizações periódicas da evolução do crescimento das plantas. Todas as mudas recebem um QR Code com informações da pessoa ou empresa que neutralizou, espécie da muda, local e data de plantio. Pelo app, o usuário pode ver o local da sua árvore por satélite, além de fotos e vídeos. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

Testes em animais: Bunny Free

Diversos animais são cruelmente explorados ao redor do mundo para testar cosméticos ou produtos de higiene. Com o aplicativo, da organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), você pode verificar se empresas fazem ou não testes em animais. Também é possível escanear o código de barras de um produto e checar as políticas da empresa. Aplicativo disponível em iOS e Android, em inglês.

Pássaros do Brasil

Se você é apaixonado pelas aves este aplicativo é perfeito. A ferramenta apresenta mais de 1.800 espécies de aves observadas no Brasil, incluindo residentes, migrantes e andarilhos, mais de 1.200 cantos, informações sobre espécies, fotos e mapas. O usuário pode buscar uma ave pelo nome da espécie em português, inglês ou científica. Todo o conteúdo é armazenado no dispositivo, ou seja, não é necessário estar ligado à internet para navegar pelo app. A descrição da plataforma alerta que apenas os nomes das espécies estão em português; o texto principal e legendas estão em inglês. Aplicativo disponível para iOS com investimento de R$ 34,90.

iNaturalist

Você já encontrou um bicho ou planta estranhos pelo caminho e ficou curioso para descobrir seu nome e características? Com o iNaturalist você pode tirar uma foto, publicar na rede e contar com a ajuda de outros usuários para identificar o que viu. Você ainda pode construir uma lifelist, com histórico de todas as espécies que já registrou na rede, além de navegar pela plataforma e conhecer a biodiversidade já identificada por mais de 400 mil cientistas e naturalistas. Suas imagens podem ajudar a descobrir uma nova espécie, redescobrir uma flor que havia sido considerada extinta em determinada região ou auxiliar um pesquisador a mapear a ocorrência de um bicho ou planta. Aplicativo disponível para iOS e Android.

Rota da Reciclagem

Desenvolvido pela Tetra Pak, o aplicativo mostra pontos de coleta de embalagens longa vida e outros materiais recicláveis mais próximos ao endereço informado. A ferramenta aponta também localizações de cooperativas de catadores e empresas que compram materiais recicláveis. O usuário pode ajudar a alimentar a plataforma informando iniciativas de coleta seletiva, seja cooperativa, comércio ou PEV (Ponto de Entrega Voluntária), que não estejam listadas. O aplicativo está disponível para iOS e Android e também pode ser acessada pelo computador.

Economize energia: Eco Batery Protector

Você coloca o celular para carregar na hora de dormir e só desconecta da tomada no dia seguinte? Saiba que este é um péssimo hábito que prejudica o planeta e o seu bolso. Isso acontece porque a bateria, mesmo depois de carregada, continua consumindo energia. A função do aplicativo é lembrá-lo de tirar o carregador da tomada quando a bateria estiver totalmente carregada. Disponível para Android.

Restaurantes vegetarianos e veganos

Comer fora nunca foi tão fácil para vegetarianos e veganos. O aplicativo VegMan localiza restaurantes vegetarianos, veganos e VEG-friendly pelo mundo inteiro e o ajuda a chegar ao local. Ótima sugestão para curtir sua viagem protegendo os animais e o planeta. Disponível para iOS e Android, em inglês.

Feiras orgânicas

O Mapa de Feiras Orgânicas foi desenvolvido para facilitar a busca por alimentos orgânicos e agroecológicos. O objetivo é propiciar melhores escolhas alimentares, de forma rápida, e encurtar o caminho entre produtor e consumidor. O aplicativo identifica feiras mais próximas ao endereço informado, sugere receitas associadas a alimentos da época e regionais e apresenta informações sobre o principal ingrediente. As informações são cadastradas de forma colaborativa, permitindo o usuário incluir feiras que ainda não estejam listadas na plataforma. O mapa está disponível para Android e iOS e também pode ser acessado pelo computador.

Green Tips

Você também pode baixar o Green Tips!, que reúne várias dicas para quem quer reduzir a emissão de carbono diária em atividades simples, como água, lixo ou transporte. Aplicativo disponível para Android.

Google: Your Plan, Your Planet

Plataforma desenvolvida pelo Google em parceria com o instituto de pesquisa California Academy of Sciences, nos Estados Unidos, mostra o impacto ambiental dos nossos hábitos rotineiros e aponta estratégias simples para reduzir o gasto exagerado de água, energia ou comida. Plataforma está em inglês e pode ser acessada pelo computador.

Sustentabilidade para crianças

Ensinar os pequenos desde cedo a importância de proteger a natureza é essencial para salvarmos o planeta. O Cidade Verde é um jogo criado pela Discovery Kids que ensina as crianças a reciclar, poupar energia e água e diminuir a emissão de CO2, tudo com muita diversão e aprendizado. O jogo pode ser acessado pelo computador.