Array
Informações Ambientais

Dez itens plásticos para você abandonar hoje

Array
Dez itens plásticos para você abandonar hoje

Você já reparou quantos itens plásticos fazem parte da sua rotina? Ele está tão impregnado na vida das pessoas que passa despercebido. O plástico é um dos materiais mais duradouros criados pelo ser humano. Essa característica lhe garantiu enorme aceitabilidade no mercado, mas, hoje, ameaça a biodiversidade, principalmente os animais marinhos.

Um milhão de garrafas de plástico são compradas por minuto em todo o mundo. Menos de 50% são coletadas para reciclagem e apenas 7% são transformadas em novas garrafas. O restante é despejado em cursos d’água e vão parar no espaço marinho. No Pacífico Norte, pesquisadores identificaram uma ilha de plástico com 1,3 milhão de quilômetros, equivalente ao território de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás juntos.

Os animais também são vítimas do plástico. Eles não conseguem diferenciá-lo de comida e acabam morrendo de inanição. Caso isso não aconteça, ele pode ser pescado e parar no seu prato. Ou seja, o plástico volta para o início da cadeia e o homem termina comendo-o.

Para te ajudar a se livrar do plástico e cuidar do meio ambiente, o site TreeHugger reuniu uma lista de 10 itens que você pode abolir da sua vida agora:

  • Sacolas plásticas para compras

Adquira uma sacola retornável e leve-a sempre quando for às compras. Ao escolher frutas e legumes, coloque-as na sua sacola retornável, cesto ou no próprio carrinho, sem embalar cada produto em uma sacola plástica. Você pode também levar saquinhos de tecido para acomodar os alimentos.

  • Garrafas de água

Ao invés de comprar uma garrafa de água toda vez que sentir sede, carregue consigo uma garrafa reutilizável, que você pode encher quando precisar.

  • Canudos

Nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente. Cada canudo, utilizado uma única vez, por menos de 15 minutos, são 450 anos de plástico por aí. E será que você precisa mesmo usar canudo? Se a resposta for sim, que tal utilizar canudos de papel, bambu ou reutilizáveis de aço inox ou vidro?

  • Produtos embalados

Opte por produtos que não venham em embalagens plásticas. Claro que não estamos falando de exclusão total, já que boa parte dos produtos à venda ainda vem embalados em plástico. Mas se você jogar no Google “banana embalada”, vai encontrar imagens das frutas embaladas a vácuo. Esse caso é um exemplo claro de embalagem desnecessária.

  • Embalagens plásticas (em casa)

Em vez dos potes plásticos, opte por potes de vidro, recipientes de comida de vidro, tampas de tigelas feitas de tecido, recipientes de comida de aço inoxidável.

  • Utensílios descartáveis

Em vez de comprar copos de plástico, pratos e talheres para todas as festas, pense em investir em um “conjunto de festas” de copos, pratos de cerâmica e talheres de segunda mão que você pode guardar para utilizar quando for necessário.

  • Tampas de café

O ideal é se livrar dos copos de café para viagem de uma vez por todas e utilizar xícaras reutilizáveis. Se isso parece difícil, comece a dispensar as tampas de plástico. Abandonar as luvas de copos e colheres descartáveis para mexer o café também é válido.

  • Coisas de plástico, quando há a opção de papel

Opte por produtos embalados em papel aos oferecidos em embalagens plásticas. Ovos em bandejas de papel, papel higiênico envoltos em papel, produtos embalados em caixas em vez de sacos plásticos, por exemplo.