Espécie da vez

Ararajuba: a ave verde e amarela

Ararajuba: a ave verde e amarela
Crédito: Gaio Torquato

Com o tradicional verde e amarelo estampado nas penas, a ararajuba (Guaruba guarouba) é uma representante inconfundível da fauna brasileira. Exclusiva da Amazônia, a ave habita matas de terra firme e de baixa altitude ao sul do rio Amazonas e leste do rio Madeira, na borda do Planalto Central. Além das cores, a espécie carrega outro traço típico dos brasileiros: a sociabilidade.

A ararajuba é uma ave bastante sociável, que reúne dezenas de indivíduos em seus bandos. Neles, cada um tem sua função. Ao contrário de muitas aves, a espécie permanece em grupos até no período reprodutivo, de modo que a cria fica sob cuidado não só dos pais, mas do bando todo. Além de chocar os ovos, o grupo cuida dos filhotes até eles se tornarem adultos.

Durante o período reprodutivo, as ararajubas procuram as árvores mais altas para construírem seus ninhos em formato de câmara profunda, bem longe dos predadores. As fêmeas põem de dois a três ovos, que são chocados por até 30 dias. A ave tem 34 centímetros e aproximadamente 255 gramas. A dieta das amarelinhas é composta principalmente por sementes, frutos oleosos, frutas e flores.

Essa ave também é conhecida por outros nomes, como: guaruba, guarajuba, tanajuba, aiurujuba, ajurujuba, marajuba, ajurujuba canga, guarajuba e papagaio-imperial. Alguns deles são de origem indígena e significam pássaro amarelo ou papagaio grande amarelo.

Amarelinhas ameaçadas

A área de ocorrência da ararajuba já foi reduzida em aproximadamente 30% nas últimas três décadas e pode ser reduzida em mais 30% nos próximos 50 anos devido ao tráfico ilegal e o desmatamento contínuo na Amazônia. A distribuição da espécie coincide com o arco do desmatamento, região entre o norte do Mato Grosso e sul do Pará que concentra os maiores índices de degradação na floresta.

Sobretudo no Pará, muitas aves são capturadas e mantidas como animais de estimação ou vendidas para traficantes. Em áreas com paisagens fragmentadas, a captura é ainda mais frequente. A perda de habitat, aliada ao tráfico ilegal, faz com que a ararajuba seja classificada como “Vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Notícias relacionadas:

Brasil é o lar de 19 espécies de sabiás

Arara-azul: bela, inteligente e altamente ameaçada

Fontes:

Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I / Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018.

WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil (2022). Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/ararajuba