Array
Diferença Ambiental

Flávio Brant: “Temos que nos ver como atores da situação ambiental”

Array
Flávio Brant: “Temos que nos ver como atores da situação ambiental”

A “Diferença Ambiental” deste mês é o gerente administrativo e financeiro da Amda, Flávio Brant. Em entrevista, ele contou os fatos que mais marcaram sua trajetória ambiental e as dificuldades que enfrenta como gestor. Nascido em Belo Horizonte, Flávio possui duas filhas (de nove e 10 anos) e acredita que o mundo precisa de indivíduos com atitudes responsáveis, que entendam seu papel na questão ambiental.

Confira a entrevista completa:

Amda – Como e quando começou seu interesse pela causa ambiental?

Flávio – Sempre achei que era uma pessoa atenta às questões ambientais, mas quando comecei a trabalhar na Amda pude entender melhor e ter a real dimensão de sua importância.

Amda – Em sua trajetória ambiental, pode contar algum fato que a tenha marcado?

Flávio – Vários momentos marcaram, mas um grande incêndio florestal que atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola Moça em 2011 foi um fato que marcou muito. Não foi a maior ocorrência em área que a Amda atuou profissionalmente, mas naquela época não tínhamos a estrutura que temos hoje. Não tínhamos equipamentos, como soprador costal, que hoje ajuda muitíssimo no combate a incêndios florestais. Eram brigadistas com abafadores, bombas costais e muita disposição, dia e noite na tentativa de conter o fogo.

Amda – Pode-se dizer que você, na prática, tornou-se especialista em gestão administrativa/financeira de ONG. Pode comentar isto?

Flávio – Sou administrador de empresas. Na faculdade não tive disciplinas que detalhavam a Gestão das Organizações do Terceiro Setor, e também não tínhamos, em Belo Horizonte, cursos de especialização em Gestão das Organizações do Terceiro Setor. Além disso, existem várias questões muito especificas. Aprendi muito na prática, lendo na internet, com nosso contador e com pessoas que já estavam na Amda.

Não diria que sou um especialista, mas sim um administrador com uma boa experiencia em gestão administrativa/financeira de ONG.

Amda – Pode citar dificuldades que enfrentou ou enfrenta como gestor?

Flávio – Não diferente de outros setores, acredito que a insegurança jurídica que vivemos no país, somada a alterações frequentes de legislação e burocracia, são as maiores dificuldades que um gestor enfrenta. Precisamos estar sempre atentos a isso, ter uma boa retaguarda jurídica e contábil para evitar problemas.

Amda – Pode deixar uma mensagem?

Flávio – Se cada um fizer a sua parte, a natureza agradece. Temos que nos ver como atores da situação ambiental, com atitudes responsáveis, não somente apontando o dedo e cobrando dos outros.

Isso é responsabilidade ambiental e social!