Projetos

Estudo de Possibilidades para Implantação do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Estudo de Possibilidades para Implantação do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Este projeto abrange importantes trechos do Sinclinal Moeda, desde sua interseção com a Serra do Curral, na área de influência do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, envolvendo trechos de Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo, Nova Lima, Rio Acima, Brumadinho, Itabirito, Moeda e Belo Vale. Seu principal objetivo é planejar mosaico de unidades de conservação (UCs) e outras áreas de proteção, se possível, interligadas entre si.

O estudo prevê busca de alternativas de proteção diversas, envolvendo variadas categorias de UCs, de domínio público ou privado, destacando-se entre elas parques, estações ecológicas, monumentos naturais, refúgios de vida silvestre, reservas particulares de patrimônio natural, reservas legais e áreas de preservação permanente.

A linha de trabalho adotada segue a utilizada no projeto SAP APE Rio Manso e Parque Estadual da Serra do Rola Moça e, de certa forma, os dois projetos têm uma sequência espacial. O desenvolvimento da proposta de proteção de áreas terá, entre suas diretrizes fundamentais, o maior conhecimento sobre a região e a busca de entendimentos entre os vários setores envolvidos, em especial, mineração, agropecuária, proprietários de rurais, condomínios residenciais etc. Pretende-se, após os estudos, que as alternativas sejam apresentadas ao Governo de Minas, às prefeituras municipais, às empresas e proprietários rurais, de maneira que as responsabilidades pelas ações de conservação sejam divididas entre todos.

Espera-se, como produto do trabalho, ampliação significativa das áreas protegidas na região, assim como dos instrumentos legais de proteção do patrimônio natural, envolvendo a paisagem, flora e fauna, além do patrimônio histórico-cultural e dos mananciais de água usados no abastecimento da população urbana e rural desses municípios.

Os trabalhos foram desenvolvidos com apoio das empresas Vale, Gerdau, AngloGold, Ferrous e V&M Mineração.

SAP APE Rio Manso e Parque Estadual da Serra do Rola Moça