Array
Notícias

STF derruba lei municipal de Santos que proibia transporte de animais vivos

Array
STF derruba lei municipal de Santos que proibia transporte de animais vivos
Animais deitam em meio à fezes e urina / Crédito: Magda Regina

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei municipal de Santos que proibia o transporte de animais vivos. A legislação foi aprovada após grande indignação de ambientalistas, defensores dos animais e sociedade civil quando 25 mil bois foram transportados do Porto de Santos para a Turquia em um navio com péssimas condições.

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) ajuizaram ações questionando a lei municipal. As entidades argumentaram que a proibição inviabilizaria a atividade de exportação da produção pecuária dos produtores rurais brasileiros pelo Porto de Santos, além de ferir os princípios constitucionais da livre concorrência e da livre iniciativa.

Em abril deste ano, o ministro Edson Fachin (relator) concedeu liminares nas duas ações, a serem referendadas pelo Plenário, para suspender a vigência dos dispositivos. Segundo Fachin, o município não poderia ter legislado em matéria de competência da União.

Turquia

O transporte de animais vivos gerou enorme repercussão no início deste ano, quando 25 mil bois embarcaram no Porto de Santos com destino à Turquia. A viagem chegou a ser suspensa pela justiça, mas a decisão foi derrubada após recurso impetrado pela Advocacia Geral da União (AGU).

A exportação de gado em pé, como é comumente chamada, é repudiada por ambientalistas e defensores da causa animal. A crueldade começa no transporte de fazendas até o porto. A pedido da Justiça Federal, a veterinária Magda Regina inspecionou os caminhões que levaram os bois até o porto de Santos. Os animais saíram de zonas rurais situadas a 500 quilômetros do litoral. Até 38 bois foram transportados em um único caminhão. De acordo com o laudo, “no interior dos caminhões não há a mínima possibilidade de mudança de posição do animal uma vez embarcado”.

No porto, os animais recebem sucessivos choques elétricos para descerem do caminhão e entrarem no navio, que também foi inspecionado por Regina. A veterinária registrou uma imensa quantidade de excrementos acumulados, que se transformaram em uma grande camada lamacenta de dejetos no assoalho do navio. O ambiente ainda era barulhento por causa do sistema de ventilação artificial; sem contar as estreitas acomodações que dificultavam a movimentação do gado. “Os animais são alocados em grupos (em baias ou bretões), em espaços exíguos, por exemplo, totalizando dimensões menores que 1m² por indivíduo”.

Outra crítica de Regina foi em relação à falta de estrutura da embarcação. Os pisos e divisórias de metal ficam escorregadios quando sujos de fezes e urina, fazendo com que os animais se acidentem e venham a óbito com frequência. A própria movimentação do barco também provoca atrito entre os bois, que podem se ferir, cair no chão e serem pisoteados. Para a veterinária, “o transporte marítimo de animais por longas distâncias está intrínseco à causação de crueldade, sofrimento, dor e corrupção do bem-estar animal”.

Esse comércio é amplamente criticado e combatido ao redor do mundo. Desde 2016, a Nova Zelândia não permite transporte de animais vivos para abate, exceto mediante solicitação antecipada e atendimento a uma série de exigências de bem-estar ao longo da viagem, no desembarque e durante todo o manejo no país de destino.