Entrevistas

Especial Amda 40 anos: Marcus Rocha

Especial Amda 40 anos: Marcus Rocha

Em agosto a Amda completou 40 anos de fundação. O que não faltam são histórias para ilustrar quatro décadas de lutas emblemáticas pela proteção do meio ambiente. Por isso, convidamos algumas pessoas que marcaram a história da organização. Nesta semana conversamos com Marcus Rocha Duarte, engenheiro metalúrgico pela UFMG e membro do conselho consultivo da Amda. Por 38 anos ele atuou na Gerdau. Atualmente é consultor de empresas.

Amda – Como começou seu envolvimento com a Amda? Conte-nos um pouco da sua história com a organização.

Marcus Rocha – Já conhecia a atuação da Amda através dos meios de comunicação, mas nunca havia me inteirado dos seus princípios e objetivos. Em 2005, a Gerdau comprou áreas de mineração próximas a Ouro Preto e Itabirito e estávamos iniciando um projeto para produzir minério de ferro para o Grupo Gerdau.

Era a primeira vez que o Grupo iria entrar na mineração. Dentro do nosso planejamento, um dos pontos iniciais e fundamentais era conhecer todos os nossos stakeholders. A Amda foi uma das primeiras ONGs citadas e através do nosso consultor, Flavio Penido, marcamos uma reunião. Pude verificar neste primeiro encontro a seriedade e a proatividade da Amda.

Amda – Para você, qual a maior conquista da Instituição?

M.R – Sem sombra de duvidas foi a credibilidade conquistada. Não é fácil no Brasil atuar em uma área tão conflitante como o meio ambiente e se manter respeitada por todos os públicos, mesmo aqueles que não concordam com os posicionamentos da Amda.

Amda – E qual é o maior desafio atualmente?

M.R – Manter a credibilidade e atuar de forma mais direta nos assuntos ambientais pertinentes à sua área de atuação.

Amda – Neste aniversário de 40 anos, o que você deseja para a Amda?

M.R – Neste aniversario de 40 anos desejo que a Amda continue a atuar de maneira ética e responsável como sempre fez nestes anos todos. Apesar de todo assédio político, se mantenha isenta, contribuindo para que o meio ambiente seja respeitado por todos apesar de todo poder econômico envolvido.

Gostaria de agradecer a Amda por todo este tempo de relacionamento honesto e ético; e que vocês continuem nesta “batalha” que, na verdade, é de todos nós que vivemos neste planeta.