Ações

Região Cárstica de Lagoa Santa

Região Cárstica de Lagoa Santa

Pela proximidade com a capital mineira, sua ocupação foi desordenada e ignorada pelo poder público, apesar de sua importância internacional. A área destinada à criação do Parque do Sumidouro, por exemplo, quando da construção do Aeroporto de Confins, foi em parte ocupada e destruída por loteamentos pertencentes a prefeitos de Lagoa Santa.

Em 2006, o governo federal anunciou construção do Anel Viário Norte e Estadual da Linha Verde e da Cidade Administrativa, sem planejar a ocupação do solo e proteção dos valiosos ativos ambientai da região, e ela tornou-se a “galinha de ouro” da especulação imobiliária. Ela está quase toda inserida na APA Federal de Lagoa Santa. Somente para a Cidade Administrativa deslocam-se diariamente mais de 18.000 pessoas. Boa parte delas pensou em se mudar para Lagoa Santa, Pedro Leopoldo ou Matozinhos, pois o deslocamento de Belo Horizonte para o trabalho é um suplício devido ao trânsito caótico.

A Amda, apoiada por membros do Projeto Manuelzão, Associação de Moradores de Quintas do Sumidouro e outras instituições, “partiu então para a briga”.

Entre audiência pública na Assembleia Legislativa, notas para a imprensa e inúmeras reuniões com órgãos ambientais, ficou definida a criação do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte, instituído pelo Decreto 45.097/2009, declarando diversas áreas verdes como de interesse especial, para fins de proteção de seus atributos ambientais e controle de uso e ocupação do solo, como condicionante da licença prévia para a cidade administrativa.

A entidade considera que a condicionante foi parcialmente cumprida, porque inicialmente proposto para 25.000 hectares pelos técnicos do IEF/MG, o SAP foi reduzido para 15.000, atendendo a interesses imobiliários e minerários, e composto por unidades fragmentadas entre si.

Mas para a Amda e outras entidades que apoiaram a luta valeu, pois sem sua mobilização, tesouros científicos, arqueológicos, históricos e ambientais estariam destruídos hoje. Entre as áreas protegidas está complexo de grutas de Cerca Grande.